segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estagiarias, siiiimmm!!!!!

Bom, venho através do meu blog para desabafar sobre esse assunto que me intriga desde o inicio da minha faculdade de fisioterapia.
Claro, primeiro semestre, tudo novo, lindo e maravilhoso a gente ta superempolgada com o curso e quer logo botar a mão na massa.
Vem o coordenador do curso e te diz, NÃO! Pois, segundo regras disso, daquilo e daquele outro, não é permitido fazer estágio antes do quinto semestre da faculdade sem todas as disciplinas cursadas.
Beleza, aguardei esse tempo todo, estudando no turno da manha e da tarde, sem poder trabalhar nem estagiar, me sentindo muitas vezes inútil por estar estudando numa faculdade particular, sustentada pelos pais e sem nem poder praticar o que aprendo na teoria.
Estou agora no SÉTIMO semestre e o que escuto dos profissionais hoje? Estagiarias, não! Porque não temos pratica em nada, sem experiência alguma, o profissional “perde” tempo ensinando muitas vezes a estagiaria, perdendo também dinheiro com isso. Além de falarem que eles atendem por plano de saúde x, y, z... e que, imagina só, os clientes pagarem um plano de saúde caro, para uma SIMPLES ESTAGIÁRIA os atenderem!!!
Sei lá, pra mim isso é um grande insulto, sabe? Pois estamos estudando para isso, e se estamos atrás de um estágio é porque temos sede de aprender, botar em pratica tudo o que aprendemos e porque não, ensinar também os profissionais, ajudar, pesquisar sobre determinada patologia do paciente e melhorar ainda mais o atendimento e a qualidade de vida do paciente em questão.
Estagiarias de quinto, sexto, sétimo semestre já passou por praticamente todas as disciplinas do curso, que está na reta final, daqui uns dias sairá formada e pode sim logo abrir uma clinica de fisioterapia, e o que isso diferencia uma coisa da outra? O diploma? Bom, claro que quando me formar vou querer ter meus pacientes, me realizar profissionalmente reabilitando pessoas que é o que eu mais me identifico, mas eu acho que a palavra estagiaria é muito mal vista por todos. Estagiaria pode sim, ser tão capaz quanto um fisioterapeuta, se for uma pessoa dedicada, que vai e corre atrás dos seus ideais e não desiste no primeiro não que encontra na frente. Espero que logo eu consiga o meu, e aqui está gravado: quando for profissional, vai haver ao menos uma estagiaria na minha clinica sim, e vou ajudá-la no que precisar.
Tem muita gente também que diz que é ensinar de graça, pois pode até ser... mas vou fazer isso com maior orgulho e sem medo disso, de ela me passar na frente ou coisa parecida, pois acredito que cada um tem o seu lugar e espaço guardado e isso depende da luta, sonhos, conquistas e principalmente sabedoria, humildade e amor no coração que cada um leva dentro de si.
Bom, esse é o meu recado, meu desabafo.
Até a próxima postagem. =)
Édina Hermann Gollub

Nenhum comentário:

Postar um comentário