sexta-feira, 30 de abril de 2010

Câncer de mama


Após uma palestra com um médico em minha faculdade, trago os pontos mais importantes abordados sobre o câncer de mama.
A diferença entre tumor benigno e tumor maligno é representado por suas células. O benigno tem células uniformes, do mesmo tamanho, já o maligno tem células de diferentes tamanhnos.
É o câncer que mais acomete as mulheres de todo o mundo, sendo também a maior causa de morte.
São 50 mil novos casos por ano no Brasil.
Um dos fatores predisponentes para este tipo de câncer é a menarca precoce, menopausa tardia, exposição a radiação, alimentação, entre outros. Há relações também com o uso excessivo de bebidas alcoólicas.
Um dos fatores predisponentes que dizem ser, é o anticoncepcional, mas segundo estudos ele não tem nenhuma relação com o câncer.
O câncer de mama não tem nenhuma relação genética, e quem é portador não sente nenhma dor no local.
Uma das orientações passadas para a prevenção é fazer exame de mamografia (que nada mais é que um raio X da mama), uma vez por ano após os quarenta anos de idade.
Já a ecografia é uma exame complementar, feito em mulheres cujas mamas contenham muita glândula mamária, o que dificulta sua visualização na mamografia.
Para as mulheres que tem silicone, o exame não tem maiores dificuldades, pois a prótese é colocada "para cima" e então se examina a mama. Caso ocorrer dificuldades no diagnóstico, faz-se ressonância.
A mastectomia radical é feita em casos avançados, com câncer com mais de 3cm e linfonodos da axila acometidos.
Esta não é uma doença que ocorre somente no sexo feminino, ela tambem aparece no sexo masculino, mas em menos incidência. A cada noventa e nove mulheres acometidas, um homem também é.
O diagnóstico precoce é importante para maiores chances de cura e para o câncer não chegar na região de linfonodos, pois se chegar a ser acometido, o câncer pode se dissipar através dos vasos linfáticos, passando então por vasos sanguíneos formando metástases, que é o espalhamento do câncer em determinada região do corpo.
Se o câncer for diagnosticado precocemente, pode até não ser necessário fazer sessões de radioterapia e quimioterapia.
Por isso, o auto exame é muito importante, e deve ser feito mensalmente após os 30 anos de idade.
A realização do auto exame deve ser feita em frente a um espelho, com movimentos circulares em volta da auréola, pode-se levantar o membro superior do lado sendo examinado para fazer também o movimento na região axilar, onde estão localizados os linfonodos. Caso seja encontrado algum "caroço" procure imediatamente seu médico.
Para melhor entender sobre o auto exame, está em anexo um imagem explicativa sobre o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário